quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Outdoor e internet: amigos ou rivais?

Em tempos de Cidade Limpa, todo mundo comenta que as verbas irão migrar para web. Nunca estive tão seguro dessa assertiva, até ler o artigo de Erik Dafforn em sua coluna no ClickZ. Segundo ele, mídia exterior e links patrocinados tem muito em comum.

Resumindo as similaridades:
Seja simples e direto: a mensagem precisa ser transmitida em poucas palavras em ambos os meios.
Sua mensagem precisa de tempo para ser assimilada: costumo dizer em minhas palestras que ninguém dá tapa em outdoor e corre para o supermercado comprar o produto anunciado. O objetivo é fixação de marca, por isso compra-se mídia exterior em perídos de 15 dias ou mais. Nos sites de busca as pessoas normalmente realizam diversos tipos de busca - com diferentes termos - antes de decidir-se por um produto e clicar no anúncio.

Mantenha a mensagem, mas mude a execução: o desafio em mídia exterior é comprar locais estratégicos e conseguir boa cobertura por toda a cidade, atingindo pessoas diferentes ( ou a mesma, em local diferente). Nos buscadores você também seleciona diversas palavras-chave e testa os melhores anúncios, para atingir diferentes perfis de consumidores.
Taí, faz todo o sentido, não acha? Agora sim, posso encher os pulmões e dizer que a verba de outdoor tem que migrar para web!
Via Marcelo Sant'Iago

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que são mais rivais do que amigos, porque muitas pessoas estão no computador e não fazem exercício físico.
Antes, por exemplo, eu buscava minha comida e andava, mas hoje em dia eu faço delivery pela internet