Design digital - A importância do planejamento no pensamento criativo de um projeto.
No processo criativo muitas vezes damos um passo antes de planejar. Pensar, re-pensar, planejar, é extremamente importante antes de ir para execução de qualquer projeto. Quando falamos de planejamento na criação para um projeto, falamos de peculiaridades a serem identificadas antes de qualquer execução; executar sem planejar pode ser desastroso e mais na frente interferir num todo numa peça ou campanha que está sendo produzida, pertinência e adequação devem está sempre sendo avaliadas.
Começar a planejar, é começar a entender as necessidades do cliente para aquele projeto, entender o produto que será trabalhado, é colher o maior número possível de informações pertinentes, é entender um pouco a marca do cliente, é entender quem é seu público-alvo (com quem eu vou falar e trocar figurinhas?), e qual a melhor forma de se falar com esse público na linguagem visual que será utilizada nas peças e na sua campanha, levando em consideração todo o conceito da marca e do produto a ser trabalhado.
Muitas vezes já vi pessoas falando sobre um job e sempre ressaltando “Temos que ser sempre altamente criativos, e etc...” concordo sim, mais em partes, nem sempre o que é extremante criativo é o que dar resultado e que vai conseguir conversar melhor com o consumidor. Para produzir projetos para um público “x” de tal produto, temos que ter gente altamente criativa, para apresentar um design moderno e que esse público se identifique; já para um público “y” de tal produto, temos que ter gente insegura trabalhando neste projeto e que trabalhem algo relativamente sem criatividade, posso dizer até “tosco”. Pois para um determinado projeto se você trabalha com um design altamente atual e moderno com traços inusitados e vice-versa, para aquele público “y” o design pode assustar e ele não vai conseguir se identificar com aquele produto ou mais com aquela marca. Então, que tal nosso planejamento andar de braços dados com a criação?
O segredo para que um projeto Web tenha sucesso não está ligado somente a um bom layout ou design. É fundamental planejá-lo cuidadosamente, desde estudo da interface, design com uma visão holística, usabilidade (nem sempre que vai utilizar esse troço é um expert, ou alguém como você que está lendo este artigo, pense no usuário leigo também ok?) e tecnologia que estará conversando com essa interface, para que o resultado final seja satisfatório.
Começar a planejar, é começar a entender as necessidades do cliente para aquele projeto, entender o produto que será trabalhado, é colher o maior número possível de informações pertinentes, é entender um pouco a marca do cliente, é entender quem é seu público-alvo (com quem eu vou falar e trocar figurinhas?), e qual a melhor forma de se falar com esse público na linguagem visual que será utilizada nas peças e na sua campanha, levando em consideração todo o conceito da marca e do produto a ser trabalhado.
Muitas vezes já vi pessoas falando sobre um job e sempre ressaltando “Temos que ser sempre altamente criativos, e etc...” concordo sim, mais em partes, nem sempre o que é extremante criativo é o que dar resultado e que vai conseguir conversar melhor com o consumidor. Para produzir projetos para um público “x” de tal produto, temos que ter gente altamente criativa, para apresentar um design moderno e que esse público se identifique; já para um público “y” de tal produto, temos que ter gente insegura trabalhando neste projeto e que trabalhem algo relativamente sem criatividade, posso dizer até “tosco”. Pois para um determinado projeto se você trabalha com um design altamente atual e moderno com traços inusitados e vice-versa, para aquele público “y” o design pode assustar e ele não vai conseguir se identificar com aquele produto ou mais com aquela marca. Então, que tal nosso planejamento andar de braços dados com a criação?
O segredo para que um projeto Web tenha sucesso não está ligado somente a um bom layout ou design. É fundamental planejá-lo cuidadosamente, desde estudo da interface, design com uma visão holística, usabilidade (nem sempre que vai utilizar esse troço é um expert, ou alguém como você que está lendo este artigo, pense no usuário leigo também ok?) e tecnologia que estará conversando com essa interface, para que o resultado final seja satisfatório.
Resumindo, que trabalha com design deve está sempre antecipando seus passos na hora da criação, mais sempre de olho lá na frente.
Por Isaac Smith
Por Isaac Smith
Isaac Smith é Sócio e Diretor de Projetos e Operações da 2i9 multiagência (www.2i9.com.br) tem formação em marketing de varejo, MBA em Marketing Estratégico e Publicidade, e especialista em design de interface. Desde 2000 trabalhando com projetos de mídia interativa, com cases premiados no Prêmio iBEST 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008, e Festival Gazeta de Publicidade em 2008.
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