quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Netscape, browser que desafiou a MS, será descontinuado em fevereiro

O Netscape, navegador que já teve mais de 90% dos usuários de internet, vai ser descontinuado no dia 1º de fevereiro de 2008.

O browser, que agora é de propriedade da AOL, dominava o mercado de navegadores em meados dos anos 90, antes que o Internet Explorer da Microsoft começasse a ganhasse adesão.
Atualmente, a Microsoft detém 80% do mercado de navegadores e nos últimos anos o Firefox, da Mozilla, assumiu o posto de desafiante, com cerca de 16% de participação. O Netscape hoje detém apenas 0,6% do mercado.

“Embora grupos internos da Microsoft tenham gasto uma grande quantidade de tempo e dinheiro tentado ressuscitar o Nestcape, estes esforços não foram bem-sucedidos em ganhar mercado do Internet Explorer, da Microsoft", disse o diretor do Netscape Tom Drapeau em seu blog.

Drapeau disse que correções de segurança para o navegador serão lançadas até o dia 1º de fevereiro deste ano. Depois desta data, não haverá mais suporte ativo para o Nestcape Navigator 9 ou qualquer versão anterior, incluindo Netscape v1-v4.x, Netscape v6, Netscape v7 Suite, Netscape Browser v8, e Netscape Navigator/Messenger 9.

O executivo recomenda aos usuários do Netscape que baixem o Mozilla Firefox. "Sabemos que vocês vão gostar”, disse ele.

Vi no IDGnow!

Nenhum comentário: