quinta-feira, 8 de março de 2007

PROXXIMA - Investimentos de grandes anunciantes animam mídia interativa

Fiat, Bradesco e Gradiente declaram que já destinam à internet cerca de 10% de sua verba de marketing

Parte significativa da platéia que assistiu ao painel “Resultado e eficiência na mídia digital”, na tarde desta terça-feira, 6, saiu do primeiro dia do Proxxima 2007 surpresa com os percentuais de investimentos na mídia interativa declarados pelos anunciantes debatedores, representantes da Fiat, do Bradesco e da Gradiente. “Apesar de ser surpreendente saber que a Fiat investe mais de 10% da sua verba de marketing em novas tecnologias, esta postura não deixa de ser inteligente, pois a grande maioria dos compradores de automóveis é usuária de internet”, comenta Paulo Humberg, presidente da A5, consultoria que assessorou o grupo Aegis na recente compra da AgênciaClick.

O publicitário Antônio Jorge Pinheiro, diretor da Mídia 1, também atentou para este mesmo trecho do debate. “O depoimento público destes importantes clientes mostra uma clara tendência de aumento do investimento em internet nos grandes anunciantes, entre os quais o percentual já estaria na casa dos 10%, enquanto a média do mercado, segundo o Intermeios, ainda é de 3%”, compara.

Pinheiro considera que as grandes agências de publicidade deveriam estar mais atentas a este movimento. “Não podemos abrir mão dos meios tradicionais, mas é preciso estar atento, em tempo real, as novas possibilidades de mídia, mesmo que não venhamos a usar as novidades de imediato para os nossos clientes atuais”, pondera.

Comentando o teor da palestra “Móbile marketing e search marketing”, também realizada na tarde desta terça-feira, o empresário Luis Calainho, sócio de empresas como a Telvox e o portal Vírgula, sustenta que o celular está se transformando em uma plataforma de marketing vital para um grande número de empresas. “Com isso, as pessoas acabam se transformando em unidades de veículos de comunicação, como quando seus celulares tocam tendo jingles como rigtones”, exemplifica.

Humberg acrescenta que as empresas precisam considerar que boa parte das pessoas que serão internautas no futuro próximo terão seu primeiro contato com a internet via celular e não via computador.

Já o publicitário Antônio Toledano, que fez carreira em áreas de mídia de grandes agências e hoje é vice-presidente-executivo da Hi-Mídia, vê interesse crescente no search marketing, com um aumento relevante nos investimentos dos anunciantes que já experimentaram esta modalidade e até mesmo uma maior atenção das agências. “Felizmente as agências de publicidade estão abrindo os olhos e constatando que a convergência é inevitável. Elas já perceberam que o modelo de negócios sobre o qual estão baseadas vai mudar e estão mais interessadas em acompanhar esta evolução”,

Por: Alexandre Zaghi Lemos

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