segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Novo portal brasileiro de blogs aposta em modelo próprio de monetização

Portais de blogs no Brasil não chegam a ser uma novidade - coletivos como o Gardenal, Insanus e Verbeat já reúnem blogueiros que escrevem acerca de um mesmo assunto ou sobre os mais variados temas.

Lançado nesta quinta-feira (22/02), o InterNey Blogs se destaca do batalhão por já nascer com um modelo econômico que promete rendimentos aos blogs envolvidos no portal.

O projeto se apóia na experiência de Edney Souza em seu blog InterNey, considerado o popular da internet brasileira por levantamento feito pelo IDG Now! em dezembro de 2006.
Aliadas ao conteúdo de altíssimo apelo popular, as experiências comerciais com o InterNey permitiram que Souza abandonasse seu emprego formal em agosto de 2005 para viver do seu blog.

Os acordos comerciais que viabilizaram a carreira de blogueiro profissional ("não gosto do termo problogger", se defende) serão repassados aos 21 primeiros blogs presentes no InterNey Blogs.

Além de ser filiado ao programa AdSense, do Google, o modelo comercial do Interney Blogs se apóia na seleção de ofertas pontuais do Mercado Livre a partir das palavras mais presentes no texto de um blog.

Segundo Souza, os donos dos blogs embolsarão 80% da receita feita pelo sistema graças à audiência de cada diário.

Por mais que não pretenda adentrar no ramo de otimização de buscas, o blogueiro vê como alternativa empacotar o sistema econômico para outros blogs fora do seu portal de conteúdo.
Há no caminho, no entanto, “o problema de (firmar) contratos com o mesmo nível de intimidade” como os do InterNey Blogs, feitos muito “na base da amizade”, diz ele.

A lista afiliados ao InterNey Blogs, liderada pelo popular Pensar Enlouquece, de Alexandre Inagaki, conta ainda com os blogs Uma Dama não Comenta, de Gabi Cavalcante, Filmes do Chico, de Chico Fireman, e Guloseima, de Luciana Mastrorosa, entre outros.

Souza afirma ainda que pretende diversificar ainda mais o Interney Blogs, atraindo novos blogueiros para o portal nos próximos meses.

Vi no IDGNow!

Nenhum comentário: